Abiótico significa sem vida, e os factores que mais influenciam os seres vivos são:
Luz; temperatura; pluviosidade; humidade e substrato
LUZ- a luz é um factor muito importante nas plantas pois constitui a fonte de energia utilizada para produzirem o seu próprio alimento (fotossíntese).
Algumas plantas executam um movimento em direcção à luz, ou no sentido contrário, chama-se a este movimento FOTOTROPISMO.
Todos os seres vivos são sensíveis ao FOTOPERÍODO (período de luz por dia).
A germinação das sementes, a floração, a actividade dos animais (uns sempre activos, outros nocturnos) e a própria migração são algumas das reacções dos seres vivos ao FOTOPERÍODO.
TEMPERATURA- Os seres vivos estão sujeitos a variações de temperatura.
Existem seres (aves e mamíferos) que possuem determinadas adaptações que lhe permitem manter a temperatura do corpo constante, a estes seres dá-se o nome de HOMEOTÉRMICOS.
Os repteis são POIQUILOTÉRMICOS, significa que variam a temperatura do seu corpo consoante o ambiente.
A HIBERNAÇÃO é também uma característica associada à temperatura. Quando a temperatura é muito baixa, determinados seres, reduzem a sua actividade ao máximo.
Outros serem reagem de forma semelhante, diminuindo a actividade ao máximo, quando as condições de temperatura são elevadas, chama-se ESTIVAÇÃO.
A MIGRAÇÃO está também associada à temperatura, tal como ao fotoperíodo.
PLUVIOSIDADE - Define-se pluviosidade pela quantidade de chuva que cai num determinada área durante um período de tempo.
As plantas são muito sensíveis à pluviosidade.
HUMIDADE- é a quantidade de água que existe na atmosfera e no solo.
Os seres podem ser classificados consoante as suas necessidades de água em:
Hidrófilos ou aquáticos -vivem permanentemente na água (ex: peixes);
Higrófilos- seres que vivem em lugares húmidos (ex: rãs, sapos);
Mesófilos- seres que necessitam de locais com alguma humidade (ex: cão da pradaria) e...
Xerófilos- Seres que vivem em locais com pouca humidade (ex: camelo)
SUBSTRATO (ÁGUA E SOLO) é um factor muito importante nomeadamente a qualidade dos solos relativamente aos nutrientes disponíveis (férteis e não férteis)a salinidade determinam a sobrevivência dos seres.
ÁGUA- A SALINIDADE E A LUMINOSIDADE da água condiciona a existência de seres vivos.
A salinidade é importante nos seres hidrófilos pois estão condicionados pelos níveis de sal que a água contem, existem animais de água doce e de água salgada, alguns toleram alguma salinidade, outros não.
A luminosidade varia com a profundidade da água. Os raios solares conseguem apenas penetrar nalgumas dezenas de metros o que limita a existência de seres vivos.
SOLOS - a constituição dos solos está dividida em várias parcelas: matéria mineral (35%) + matéria orgânica e húmus (15%) + água (25%) + ar (20%)